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Começo ideal às empresas

Em artigo, Adão de Matos Junior fala sobre planejamento tributário

Autor: Adão de Matos JuniorFonte: FinancialWeb

Um bom planejamento torna-se fundamental para um ótimo começo de uma empresa. É nessa hora que o alicerce de uma organização será construído. A prática se mistura ao realismo, intuição, ideias inovadoras, leis e normas – tudo isso apoiado em expertise e competência.

 

Nesse âmbito, uma série de ações deve ser estabelecida para a execução de um projeto. E isso inclui desde o desenvolvimento do chamado start up até a implementação das atividades-meios. Mas como o empresário pode, ao mesmo tempo, planejar as suas atividades operacionais e fazer todo o back office para o adequado funcionamento da empresa?

Resposta: buscar o apoio de empresas competentes de serviços de BPO (Business Process Outsourcing; terceirização de processos de negócios). Elas são capazes de resolver questões legais, contábeis e fiscais de forma mais acertada, além de realizar registros societários confiáveis.

No aspecto financeiro, por exemplo, a definição da base tributária a ser demonstrada aos órgãos competentes é um item importante. Expõe-se o cálculo tributário do ganho auferido nas operações comerciais ou atividade econômica de um determinado período de tempo de duas formas: lucro real – consideram-se as receitas e não os custos e despesas, de acordo com as regras da Receita Federal; e lucro presumido – se estabelece um percentual a ser alcançado sobre as vendas dos serviços e/ou produtos da organização oferecidos ao mercado.

A melhor base a ser utilizada para cálculo de Imposto de Renda depende de variáveis da empresa apuradas no faturamento. Porém, não se trata de uma receita de bolo. É necessária a análise aprofundada das características da organização antes da mesma entrar em operação plena.

São itens de importante observação no caminhar de um empreendimento. O cuidado antecipado no que tange as áreas administrativo-financeiras pode ser decisivo para a perenidade de uma empresa.

O negócio principal tem motivação considerável, mas não vive sem uma boa estrutura de apoio. Nos dias de hoje, competitivo como nunca e de pouca margem para erros, sai na frente à empresa que sabe equilibrar muito bem esses dois pesos na estrutura empresarial.

* Adão de Matos Junior é gerente da unidade de Belo Horizonte da Trevisan Outsourcing