Bem vindo ao site de contabilidade da Zacher Contadores

Área do Cliente

Área do administrador

Estão tentando roubar as informações valiosas! Saiba como proteger seus dados!

Todas as empresas que lidam com dados correm sérios riscos de sofrerem algum ataque de espionagem industrial

Autor: Aroldo GlombFonte: KAKOI Comunicação

Todas as empresas que lidam com dados correm sérios riscos de sofrerem algum ataque de espionagem industrial. São concorrentes que utilizam diversas técnicas e práticas (muitas ilegais) para obter dados secretamente, roubando, duplicando ou apagando Informações vitais.

Basta puxar na memória (ou no Google) para ver casos em que dados eram sequestrados por malfeitores como em outubro de 2016 quando 57 milhões de dados pessoais de motoristas e usuários do aplicativo Uber foram hackeados.

E se o UBER sofre com ataques, a sua empresa também pode estar na mira destes marginais cibernéticos. E estamos falando de companhias de diversos setores:

- Financeiros (bancos, agências de créditos, etc)

- Que trabalham com pesquisas (universidades e instituições em geral)

- Empresas de tecnologias

- Pesquisa e inovação farmacêutica em geral (incluindo laboratórios e a indústria veterinária)

Para a Ewave do Brasil, o ideal é que as empresas contratem serviços terceirizados com sistemas eficientes e seguros para o armazenamento de dados contra sequestros de informações e espionagem industrial em geral:

Tendo como princípio princípio que os dados e as informações são hoje os principais patrimônios das empresas, sejam elas da natureza que forem, se não tiver essas informações dentro de um banco de dados seguro todo esse tempo de pesquisa e o seu trabalho podem ser perder ou até cair nas mãos da concorrência.

Uma empresa de pesquisa que passa anos desenvolvendo algum estudo tem muito a perder. Sem banco de dados seguro, a empresa pode perder esse tempo de pesquisa, incluindo tempo e dinheiro investidos, para terceiros. O mesmo pode acontecer com quem criou grandes carteiras de clientes selecionados, fruto de pesquisa de mercado bem feita que levou muito tempo e dinheiro para ser preparada: A falta de um banco de dados seguro com backup eficiente é fatal para qualquer negócio..

Perigo também com o desaparecimento das informações

Além do risco de ataques mal intencionado,é bom lembrar que sistemas fracos podem perder tudo do dia para a noite também podem falir grandes negócios.

O risco da perda de dados através de problemas de servidor ou mesmo a falta de sistemas sem nuvem adequada são reais. Não são apenas os roubos por parte de hackers, mas também sistemas fracos e pouco eficientes deixam todas as informações vitais em situação de risco. É preciso encontrar empresas que tenham servidores fortes, seguros e com Backup super eficiente.

Os chamados termos de confidencialidade é outra forma de resguardar possíveis prejuízos em casos de perda de informações quando se contrata qualquer empresa de tecnologia para gerir dados. É preciso tomar todos os cuidados. Quando se contrata alguém para melhorar a qualidade de seus dados, o termo de confidencialidade torna-se indispensável.

Este documento precisa ser muito bem feito, prevendo multas de valor significativo embora todos saibam que é imensurável o prejuízo causado por alguma falha. Ao mesmo tempo em que se faz este documento, outra medida para amenizar riscos caso aconteça o pior é fazer um seguro com a empresa que vai administrar os dados de seu negócio.

Agora fica a pergunta: Quem está zelando pelos dados do seu negócio neste momento?