Bem vindo ao site de contabilidade da Zacher Contadores

Área do Cliente

Área do administrador

O profissional do futuro globalizado

Após estudos e pesquisas exaustivas, na busca de entender o presente, analisando o passado e vislumbrando um futuro promissor

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: O Autor

“O futuro que nos avizinha não nos dará tempo, daí devemos nos antecipar nas AÇÕES e ATITUDES necessárias para que tenhamos um futuro promissor. E muitos participarão somente das estatísticas, lamentável.” (Elenito Elias da Costa e Levy da Costa Sales).

Após estudos e pesquisas exaustivas, na busca de entender o presente, analisando o passado e vislumbrando um futuro promissor, diante das adversidades e variáveis positivas e negativas, chegamos a um pensamento crítico em que relatamos nesse precoce escrito, cientes que somos da limitação e dos UP GRADE qualitativos dos leitores e demais entendidos nesse seara.

É fato verossímil que o BRASIL e sua população, passarão por momentos de aflições, haja vista que a ausência de investimentos e os cortes e contingenciamentos dos recursos públicos afetam sensivelmente o desenvolvimento necessário para a mínima condição no mundo globalizado.

Entendemos que esse HIATO temporal, independente de qualquer governo, resultou nessa geração que hoje sente por não acompanhar o mundo globalizado com sua tecnologia da informação em igualdade de condições.

Todas as profissões serão afetadas pela a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, e a adequação é INEVITÁVEL, inclusive com retorno a ACADEMIA para um UP GRADE qualitativo para elevar sua expertise.

Quando analisamos os SETE SABERES de EDGARD MORIN:

  1. O conhecimento;
  2. O conhecimento pertinente;
  3. A identidade humana;
  4. A compreensão humana;
  5. A incerteza;
  6. A condição planetária;
  7. A antropo Ética.

E agregamos cumulativamente a TEORIA DA RELATIVIDADE de Albert Einstein:

ENERGIA = MASSA x ACELERAÇÃO (elevada a segunda potência)

Associamos a TEORIA DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES de Charles Darwin:

“Não é o animal mais forte nem o maior que sobrevive as Intempéries, MAS SIM AQUELES QUE MAIS RÁPIDO DE ADEQUAR AS CONDIÇÕES”.

A análise conjunta dos três postulados dos brilhantes cientistas nos concede e nos levam a um entendimento do pensamento crítico sobre a nossa evolução diante dos fatos e conhecimentos que nos rodeiam.

A pergunta que todos nós devemos fazer, sobre nós mesmos:

O QUE DESEJAMOS NO FUTURO PROMISSOR¿

O QUE ESTAMOS FAZENDO PARA ADQUIRIMOS ESSE FUTURO¿

DIANTE DESSAS VARIÁVEIS, ONDE ESTOU¿.

O QUE POSSO AGREGAR PARA ACELERAR ESSE FUTURO PROMISSOR¿

O QUE POSSA FAZER PARA CONTER E REPARAR O DANO SOFRIDO¿

TALVEZ NÃO TENHAMOS TODAS AS RESPOSTAS, mas sabemos que qualquer que seja a AÇÃO e ATITUDE necessária depende ÚNICA E SOMENTE DE MIM MESMO.

A resolução de nossas pesquisas e estudos proferidos nos levou a identificar que qualquer que seja a sua PROFISSÃO escolhida, deverá ter como complemento as seguintes palavras:

  1. Digital;
  2. Virtual;
  3. Cyber;
  4. Bio;
  5. Nano.

Segundo o Fórum Econômico Mundial e a Pesquisa Mckinsey informam que muitas profissões desaparecerão e outras surgirão, mas entendemos que todas as profissões hão de permanecer, mas deverão ser desenvolvidas através de diversos fatores:

  1. Habilidade;
  2. Competência;
  3. Eixo Prático;
  4. Idiomas; (Inglês e Mandarim).
  5. Criatividade;
  6. Relações Humanas;
  7. Generalidades;
  8. Tecnologia da Informação;
  9. Inteligência Artificial;
  10. E demais.

O mundo REAL e o VIRTUAL devem ser objeto de qualquer profissão que deseje permanecer no mercado globalizado.

Não podemos negar que a IA, 5G, Robótica, Big Data, Internet of Things, Cloud Computing, Machine Learning, Deep Learning, Chatbolt e demais são verbetes usuais que exigem conhecimentos para a integração necessária entre Máquinas e Humanos que há formar a Indústria 4.0, e não há alternativa.

Desculpa a nossa limitação e estamos cientes que muitos devem criticar ou aditivar o referido, mas sentimos que deveríamos externar a nossa preocupação diante do quadro negro da educação que formou diversos profissionais e ainda continua formando, e tememos o futuro que se aproxima e pela a exiguidade do hiato temporal que poderá vitimar inocentes.

AUTORES: ELENITO ELIAS DA COSTA, contador, auditor, vice-presidente da APROCON/CE, consultor, professor universitário, pesquisador, escritor, palestrante, só um ser humano.

LEVY DA COSTA SALES, estudante, meu Neto, dois anos, só um ser humano.·.