Bem vindo ao site de contabilidade da Zacher Contadores

Área do Cliente

Área do administrador

Procura por crédito sofre oscilações em ano

Conforme dados do Serasa, enquanto consumidores procuram mais por crédito, empresas têm queda de interesse

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

O ano de 2020 tem sido completamente atípico em vários sentidos. Devido à pandemia de Covid-19, o Brasil tem atravessado uma revolução em seu sistema econômico, de forma a oferecer soluções capazes de minimizar os impactos da infecção do vírus SARS-coV-2.

Em diversos setores da sociedade, medidas têm sido tomadas, mas especialmente por meio da concessão de benefícios financeiros pelo governo federal e crédito bancário é que muitos brasileiros têm conseguido sustentar suas famílias neste período. A demanda por crédito, por exemplo, cresceu 15,6% no mês de julho em relação a junho, sendo a terceira alta seguida na comparação com o mês anterior.

Em todo o Brasil houve aumento na recuperação da demanda por crédito, com destaque para a região Nordeste (22%), seguida por Sudeste (16,2%), Norte (15,9%), Centro-Oeste (11,7%) e Sul (9,6%). Todos esses dados são do Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito, da Serasa Experian.

Segundo a instituição, a procura por crédito deverá se manter. De acordo com o economista da Serasa, Luiz Rabi, “esse aumento reflete a busca de crédito para recuperação de consumo, em razão da perda de renda. Outro motivo é a renegociação de dívidas, ou seja, o consumidor tem buscado crédito mais barato para quitar dívidas mais caras”. Vale destacar que o Feirão Limpa Nome 2020 já está ativo, e algumas empresas contam com ofertas de renegociação com até 99% de desconto.

Crescimento para consumidores, queda entre empresas

Em contrapartida, a busca das empresas por crédito registrou baixa de 3,3% em setembro ao ser comparada com o mesmo mês do ano passado. Este é o registro da terceira queda consecutiva, segundo outro indicador da Serasa Experian: o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito.

Na análise interanual, a região Sudeste é quem demonstra maior retração, com queda de 7,3% nos pedidos de empréstimo, seguida pelos estados do Sul, que apresentou declínio de 1,2%. Na sequência, aparecem Centro-Oeste (1,0%), Norte (5,2%) e Nordeste (1,4%).

Vale ainda destacar que todos os portes de negócios registraram queda na procura por crédito, especialmente micro e pequenas empresas, com declínio de 3,4%. Em seguida estão as médias (-3,3%) e as grandes (-1,2%). Ao olhar por segmento, a indústria ganha destaque entre os setores com menos solicitações, seguida por serviços e comércio.

O economista Rabi destaca, como motivo, a insegurança do empresário no atual cenário político-econômico do país. “A sensação de incerteza sobre as reformas administrativas e tributárias costuma deixar os donos de negócios mais cautelosos, o que muitas das vezes pode levar ao adiamento da busca por crédito”, explica.