Bem vindo ao site de contabilidade da Zacher Contadores

Área do Cliente

Área do administrador

Pequenas empresas ainda apresentam dificuldades para solicitar empréstimos

Reflexo da crise econômica gerada pela pandemia, micro e pequenas empresas estão endividadas e ainda aguardam empréstimos de instituições financeiras

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

O ano de 2020 foi muito difícil em vários aspectos, uma vez que a pandemia de COVID-19 forçou as pessoas a ficarem de quarentena em casa e, por consequência, várias empresas enfrentaram – e ainda enfrentam – dificuldades para lidar com os prejuízos. Muitas, inclusive, tiveram de fechar as portas, e um dos motivos está no fato de que muitas pequenas empresas não conseguiram obter empréstimos bancários de instituições financeiras.

Segundo Taniara Castro, coordenadora de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Rio, as ofertas de crédito com taxas de juros menores e um prazo estendido para o pagamento de dívidas são essenciais para que as micro e pequenas empresas se recuperem. No entanto, em levantamento feito pelo Sebrae, mais de 60% dos pedidos de empréstimos feitos por micro e pequenas empresas foram negados apenas no Rio de Janeiro, 12% ainda estão no aguardo de um parecer sobre o pedido de empréstimo e 27% obtiveram um parecer favorável até janeiro de 2021. De todo modo, acessar crédito durante o ano de 2020 foi muito difícil para os empresários.

Uma opção para os que ainda não conseguiram um empréstimo pelas instituições financeiras tradicionais é tentar via maquininha de cartão. Ainda de acordo com o levantamento do Sebrae, mais de 30% dos micro e pequenos empresários não conhecem esta modalidade de empréstimo e 17% não utilizam maquininhas de cartão em seu estabelecimento. Atualmente, são diversas as opções de maquininhas de cartão com taxas interessantes, que não causam risco de prejuízo para as empresas.

Com a possibilidade de pedir empréstimos via maquininhas, há uma fresta para desafogar o negócio durante a pandemia – afinal, os gastos com conta de água, fornecedores, funcionários e manutenção de máquinas, como computadores e ar-condicionado, não param de chegar. A conta de luz, especialmente, aumentou no ano de 2020. A pesquisa feita pelo Sebrae também aponta que mais de 60% dos negócios no estado do Rio de Janeiro estão com dívidas (abertas ou em atraso), sendo as despesas para a manutenção da empresa a maior dor de cabeça dos empresários.

Giovanni Beviláqua, analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, diz que, para que as coisas melhorem, é necessária a manutenção do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que foi regulamentado pela Receita Federal em 2020. Ele ainda citou a regulamentação do PEAC Maquininhas, que tem foco em empresas menores, como MEIs e microempresas, para driblar a crise.