Bem vindo ao site de contabilidade da Zacher Contadores

Área do Cliente

Área do administrador

Quais os diferenciais das empresas premiadas como melhores lugares para mulheres trabalharem?

Mulheres reivindicam mais espaço no mercado de trabalho e remuneração compatível com cargo

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas 45,8% das mulheres ocupam postos de trabalho no Brasil – o menor índice desde 1990. Esse dado é alarmante, mas também já esperado por quem acompanha os debates sobre igualdade de gênero no país. Historicamente, as mulheres têm travado batalhas para poder exercer direitos básicos, como o direito ao voto, concedido a elas somente em 1932.

Ainda há muitas demandas a serem atendidas em prol da população feminina. Aos poucos, elas conseguiram se inserir no mercado de trabalho, mas faltam políticas de igualdade de gênero que permitam espaço e remunerações iguais às dos homens. Em 2019, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ganhavam cerca de 22% a menos que os homens e ocupavam menos cargos gerenciais.

Querendo mudar esse cenário, empresas têm implementado políticas de diversidade e igualdade de gênero para contratar mais mulheres e tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo para elas. Buscando premiar essas iniciativas, o prêmio Great Place to Work (Ótimo Lugar para Trabalhar, em tradução livre para o português) lançou o GPTW Mulher, que neste ano alcançou sua 5ª edição e reconheceu empresas que conseguiram, entre outras coisas, aumentar o número de mulheres contratadas e em cargos de liderança.

O que empresas como Mercado Livre, Dell Technologies, Johnson & Johnson e Banco Santander, que formam o top 4 do ranking GPTW Mulher 2021, têm em comum? Todas elas transformaram políticas em ações concretas, como abrir setores exclusivos para a diversidade e igualdade de gênero, promover palestras e debates sobre esses temas, pesquisar sobre o que é ginástica laboral e outros programas de saúde e bem-estar, oferecer mais flexibilidade para mulheres que são mães, entre outras.

Independência financeira

Mulheres com maiores remunerações têm mais chances de conseguir a independência financeira. Hoje, elas estão tentando obter essa independência não só trabalhando, mas também investindo. Se, antes, o mercado de investimentos era feito por homens e para homens, a realidade agora é outra. O público feminino tem participado ativamente desse setor.

Essa afirmação é confirmada pelo Relatório Global sobre Mulheres e Criptomoedas, das pesquisadoras Marina Spindler e Paulina Rodriguez, em parceria com instituições financeiras, que revelou a presença cada vez maior de mulheres investidoras de criptomoedas. Após passar por crises financeiras, essas mulheres buscaram aprender sobre o mundo dos investimentos das criptomoedas e hoje utilizam os lucros ganhos para serem independentes financeiramente.