Bem vindo ao site de contabilidade da Zacher Contadores

Área do Cliente

Área do administrador

Investimento Social Privado amplia atuação de responsabilidade social das empresas

Áreas como cidades sustentáveis, mudanças climáticas, gestão e segurança pública estão entre aquelas que podem se beneficiar do planejamento social das empresas

Autor: Helena CarnieriFonte: A Autora

Num país de dimensões continentais e inúmeros desafios para o pleno desenvolvimento, é grande a necessidade de apoio para a viabilização de políticas públicas estatais. Ao mesmo tempo, já é sabido que a responsabilidade social das empresas é uma necessidade. Esse processo tem sido acelerado por meio dos Investimentos Sociais Privados (ISP), iniciativas com potencial de agilizar e dar segurança jurídica à atuação social, no contexto das medidas ESG das empresas (ambientais, sociais e de governança). As áreas mais usuais para sua efetivação incluem Cidades Sustentáveis, Equidade Racial, Mudanças Climáticas, Água, Gestão Pública, Direitos das Mulheres, Migrações e Refugiados e Segurança Pública.

“Estamos falando de uma possibilidade de transformação social consistente e efetiva, pois, nos eixos em que o Estado tem a obrigação de agir, o ISP pode servir como norteador para viabilizar estratégias, pesquisas e projetos que auxiliem tanto as entidades quanto as empresas, chegando até ao envolvimento com a implementação de políticas públicas específicas”, explica a advogada Marcella Souza, coordenadora do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da Andersen Ballão Advocacia (ABA).

Entenda a diferença entre ISP e medidas assistencialistas

É comum que reações de solidariedade sejam mais fortes após tragédias ou outras situações de emergência social, ou como resposta a pedidos de doação por agentes isolados. Essas ações pontuais de apoio social diferem do ISP, que envolve ações planejadas e coordenadas a partir de um contexto focado na sustentabilidade e avaliação de resultados e impactos, e não necessariamente numa situação de urgência.

“São planejamentos que envolvem a elaboração de metas, projeções, controle e monitoramento das atividades, prestação de contas, continuidade de ações, e, principalmente, o alinhamento de valores específicos com a empresa que está investindo no projeto. Esse, por sua vez, precisa ser bem elaborado, claro e plausível para ser 'elegível' a um investimento social privado”, esclarece a profissional, que tem mais de uma década de experiência na coordenação desse tipo de projeto.

Como sua empresa pode investir em ISP?

A orientação para empresas que desejam apoiar causas de longo prazo é, em primeiro lugar, buscar entidades idôneas, com toda a documentação em dia, que apresentem um projeto consistente e com potencial sustentável. “Entre os fatores a serem observados estão o impacto territorial e comunitário que o ISP traz no local onde está inserido, o alinhamento de valores aos da empresa e a credibilidade das pessoas envolvidas”, destaca Marcella.

Sobretudo, ela indica realizar o acompanhamento administrativo e jurídico de todo o processo com equipe especializada na área social e terceiro setor.

Sobre a Andersen Ballão Advocacia – Fundado em 1979, o escritório atua na prestação de serviços jurídicos nas áreas do Direito Empresarial e Comercial Internacional. Também possui sólida experiência em outros segmentos incluindo o Direito Tributário, Trabalhista, Societário, Aduaneiro, Ambiental, Arbitragem, Contencioso, Marítimo e Portuário. Atende empresas brasileiras e estrangeiras dos setores Agronegócios, Automotivo, Comércio Exterior, Energias, Florestal, Óleo e Gás, TI, e Terceiro Setor, dentre outros. Com a maioria dos especialistas jurídicos fluente nos idiomas alemão, espanhol, francês, inglês e italiano, o escritório se destaca por uma orientação completa voltada para a ampla proteção dos interesses jurídicos de seus clientes e integra os rankings de melhores bancas Análise Advocacia 500 e Chambers & Partners.