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Novas ferramentas agilizam processos e protegem dados em cartórios

Tecnologias foram lançadas em evento que aconteceu em Florianópolis

Autor: Raquel Bauer

A constante busca por agilidade e confiança jurídica nos atendimentos impulsiona os cartórios a adotarem novas tecnologias, especialmente diante das frequentes mudanças nas normativas – foram 162 novas normativas estaduais catarinenses e seis normativas federais nos últimos dois anos.

Os cartórios de Santa Catarina e do Paraná, por exemplo, ganharam novas ferramentas para otimizar processos e garantir a segurança da informação e a agilidade na tomada de decisão. O See Dashboard Financeiro e o Fortress, plataforma de armazenamento em nuvem, foram apresentados durante a última edição do Extrajudicial Summit, que ocorreu no mês de julho em Florianópolis. Essas tecnologias são parte de um esforço contínuo em aumentar a proteção de dados, garantindo um atendimento mais ágil e seguro nos cartórios.

Com o aumento dos ciberataques, a preocupação com a segurança dos dados dos cidadãos se tornou uma prioridade. No passado, as preocupações eram com mofo nos livros de registros, enchentes e incêndios. Hoje, com a digitalização e o acervo digital, os desafios são outros. Os investimentos em depósitos seguros para os livros foram substituídos por tecnologias como o Fortress, que asseguram a proteção contra perda de dados e ameaças cibernéticas.

O See, cockpit extrajudicial, oferece aos cartórios uma visão completa da saúde financeira, com dados em tempo real e análises detalhadas. A tecnologia oferece uma interface intuitiva, com gráficos e relatórios detalhados que facilitam a tomada de decisões estratégicas. A ferramenta permite acompanhar a eficiência operacional, indicando, por exemplo, o número de atos praticados por cada escrevente e o valor arrecadado.

Essas tecnologias proporcionam maior agilidade e segurança na gestão dos dados. O See oferece uma visão detalhada e integrada do desempenho operacional e financeiro do cartório, enquanto o Fortress assegura a proteção dos dados armazenados, em conformidade com a LGPD. Desenvolvidas pela empresa catarinense OfficerSoft, essas soluções são fruto de 33 anos de experiência no setor. Segundo Emersilia Martins, gerente de negócios da empresa, a premissa é oferecer segurança jurídica e eficiência no atendimento em cartório.

Para isso, a empresa estuda constantemente novas tecnologias para adaptá-las às necessidades dos cartórios, sempre atentos à segurança jurídica, que é o maior propósito da existência dos cartórios e pelo qual são reconhecidos como as instituições mais confiáveis do Brasil, segundo pesquisa do Datafolha 2023.

A empresa conta com uma equipe jurídica especializada, garantindo que os softwares estejam sempre atualizados e em conformidade com a legislação. “Cada tecnologia, solução e inovação que trazemos ao mercado é cuidadosamente projetada para tornar as relações entre serventias e cidadãos mais ágeis e seguras. Nossa equipe se dedica a um estudo contínuo das leis e regulamentos que impactam diretamente o trabalho dos notários e registradores, garantindo que as soluções estejam sempre em conformidade com as normas legais vigentes”, destaca Emersilia Martins

Ensino

Em parceria com a Escola de Escreventes de Santa Catarina, da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (ANOREG-SC), a OfficerSoft oferecerá plataforma de ensino nos sistemas para melhorar a qualificação dos profissionais de cartório. “Esse posicionamento faz parte de nosso compromisso com a qualidade, garantindo que nossos clientes recebam não apenas tecnologia de ponta, mas também o conhecimento e a orientação necessários para maximizar o uso de nossas ferramentas. Além disso, ao contratar mão de obra, os Oficiais podem incluir o certificado de uso dos sistemas como um requisito essencial para a vaga,” finaliza Emersilia Martins.