Bem vindo ao site de contabilidade da Zacher Contadores

Área do Cliente

Área do administrador

Anatel diz que empresas de TV por assinatura podem vender decodificadores para usuários

Os diretores também vão decidir sobre a proibição da cobrança de custo do boleto bancário, que também está prevista no regulamento.

Fonte: Agência BrasilTags: tv por assinatura

Sabrina Craide

As empresas de TV por assinatura deverão oferecer aos usuários a possibilidade de comprar equipamentos decodificadores usados para a instalação do ponto extra, pelo menos até que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tome uma decisão final sobre a cobrança do serviço, o que deve ocorrer esta semana.

Em nota divulgada hoje (18), o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, alerta que o órgão vai desencadear “pronta ação” em caso de preços abusivos ou descumprimento do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura.

Segundo a Anatel, na próxima quinta-feira (20) o Conselho Diretor da agência vai analisar o pedido de reconsideração da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) em relação à cobrança do ponto extra. Os diretores também vão decidir sobre a proibição da cobrança de custo do boleto bancário, que também está prevista no regulamento.

A Anatel esclareceu que a decisão do juiz Roberto Luchi Demo, da 14ª Vara da Justiça Federal em Brasília, restabeleceu a eficácia dos artigos 29 e 30 do regulamento, que impõem restrições às operadoras sobre a cobrança do ponto extra dos consumidores dos serviços de TV por assinatura. O juiz revogou  a liminar concedida no ano passado à ABTA, que permitia a cobrança do ponto extra.

O Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura proíbe a cobrança de mensalidade pelo ponto extra, mas as empresas poderão continuar cobrando por eventos específicos, como a instalação ou o reparo de algum equipamento ou até mesmo pelo aluguel do decodificador.