Bem vindo ao site de contabilidade da Zacher Contadores

Área do Cliente

Área do administrador

5 atitudes simples e diárias que aumentam a produtividade no trabalho remoto

O home office se revelou mais eficiente para algumas pessoas. A maior parte delas segue comportamentos bem parecidos com estes

À medida que a reabertura da economia é feita ao redor do mundo, os empreendedores e trabalhadores têm tido reações diferentes. Duas, contudo, são mais notáveis, de acordo com a FastCompany: os que estão felizes de poder retornar ao ambiente que propicia um maior contato com outras pessoas e a geração de novas ideias, e os que estão preocupados porque se descobriram mais produtivos no trabalho remoto.

O site americano ouviu alguns dos profissionais que se descobriram mais produtivos no trabalho fora do escritório para traçar um perfil em comum entre todos eles. Confira:

1. Eles convertem o tempo do trajeto em outras atividades
Entre as pessoas que consideraram o trabalho em casa uma mudança bem-vinda, há um padrão bastante semelhante de converter o tempo de deslocamento em período de exercício físico. Normalmente, pela manhã, eles treinam ou no mínimo passeiam com o cachorro. E à noite, costumam optar por fazer mais caminhadas, por conta própria, com o cachorro ou em família.

Esse padrão de atividade não apenas melhora a saúde física, mas também traz benefícios para a saúde mental e a atenção ao longo do dia.

2. Eles "bloqueiam" um tempo para ficar focados
No escritório, os colegas de trabalho podem interromper momentos de foco. As reuniões nem sempre são produtivas e podem demorar bem mais do que o previsto. No trabalho remoto, é possível não responder a mensagens em determinado momento, justamente pela distância física – ninguém vai até a sua mesa.

O recomendado é ter um horário de foco recorrente na agenda, uma ou duas horas pela manhã. Ou, semanalmente, bloqueie alguns períodos para as principais atividades que deseja realizar, como montar um relatório ou escrever um artigo.

3. Eles agendam reuniões
Para aumentar ainda mais sua previsibilidade e produtividade, peça a seus colegas para agendar uma reunião com você para conversar. Assim, você pode planejar efetivamente suas tarefas em torno dos encontros.

Além disso, não é necessário prolongar todas as conversas por uma hora. Se uma dessas reuniões levar apenas 30 ou até 15 minutos, peça para que o tempo estimado seja determinado em seu calendário.

4. Eles atualizam o status
Para se envolver totalmente no que você está trabalhando, também pode ser útil atualizar seu status online, em qualquer um dos aplicativos que utilize para se comunicar com a equipe.

Essa declaração de "não estar disponível" em um determinado momento pode isolá-lo dos pensamentos em sua mente ë não haverá aquele incômodo de "alguém pode ter me enviado uma mensagem sobre algo importante" ou "eu posso sentir falta de algo e incomodar alguém".

5. Eles resistem ao desejo de se distrair
Com todas as distrações externas eliminadas, nossa mente pode procurar, sozinha, maneiras de se distrair. Especialmente para extrovertidos, quando o ambiente é mais calmo, o esforço para encontrar estímulos é mais alto.

Se você se encontrar nesse tipo de situação, procure maneiras de aumentar o estímulo em seu ambiente, sem reduzir sua produtividade. Pode ser uma música que o ajude a entrar no fluxo, ou colocando o laptop em cima de um balcão, para que você possa transferir seu peso enquanto trabalha. Ou mesmo fazer intervalos planejados.