Notícias
Na era das fakes news, empresas devem reforçar a proteção de sua reputação
Marcas devem reconhecer a necessidade de redobrar a cautela ante o risco de danos potencialmente irreversíveis por notícias falsas
A luta contra a disseminação de notícias falsas exige uma estratégia multifacetada, especialmente quando consideramos os danos significativos que elas podem causar à reputação de corporações e executivos. Ao operarem em ambientes interconectados, essas mensagens falsas ganham alcance exponencial e viralizam entre a população, que – muitas vezes – as considera absolutamente verdadeiras.
Quando analisamos um cenário em que 62% dos brasileiros não conseguem reconhecer notícias falsas, conforme indicado por um estudo realizado pela empresa de cibersegurança Kaspersky, os riscos se tornam evidentes, destacando a necessidade urgente de práticas de combate à desinformação.
No contexto corporativo, empresas e executivos devem reconhecer a necessidade de redobrar a cautela, uma vez que a circulação de notícias falsas envolvendo a organização pode levar a danos catastróficos e potencialmente irreversíveis, se não forem controlados por meio de planos de gerenciamento de crises e respostas rápidas.
De acordo com um relatório desenvolvido pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), aproximadamente 50% das empresas brasileiras já foram vítimas de algum tipo de notícia falsa. Consequentemente, 92% das companhias consultadas afirmaram que estão preocupadas sobre o quanto as inverdades podem causar estragos à sua reputação.
Diante desse cenário desafiador, a melhor estratégia é buscar apoio de profissionais qualificados que possam definir um planejamento certeiro para a contenção e gerenciamento de crise. Lidar com a desinformação não é uma tarefa simples, requer metodologia e o suporte de ferramentas tecnológicas para ampliar o alcance dessas estratégias e obter os melhores resultados. Além disso, as empresas devem contar com a assistência e a expertise de uma equipe dedicada de assessoria de imprensa e relações públicas.
Portanto, é essencial permanecer constantemente atento e monitorar a cobertura midiática da sua empresa, assim como os temas relacionados à sua área de atuação. Monitoramento contínuo, análises específicas, planejamento estratégico de comunicação e planos pré-estabelecidos de contenção de crises são indispensáveis no mundo atual, onde a desinformação se espalha rapidamente. Ao adotar essas práticas, as empresas podem proteger proativamente sua reputação e manter a confiança pública.
* Jéssi Kovatch é co-founder da KR2 Comunicação.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
status | N/D | N/D |
code | N/D | N/D |
message | N/D | N/D |
Atualizado em: Data indisponível |
Indicadores de inflação
02/2025 | 03/2025 | 04/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,00% | -0,50% | |
IGP-M | 1,06% | -0,34% | 0,24% |
INCC-DI | 0,40% | 0,39% | |
INPC (IBGE) | 1,48% | 0,51% | |
IPC (FIPE) | 0,51% | 0,62% | |
IPC (FGV) | 1,18% | 0,44% | |
IPCA (IBGE) | 1,31% | 0,56% | |
IPCA-E (IBGE) | 1,23% | 0,64% | |
IVAR (FGV) | 1,81% | -0,31% |